quinta-feira, 24 de outubro de 2013

As Dicotomias Saussureanas

     Entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamada de Simiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquire autonomia e seu objeto e método próprio passam a ser delineados. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo no século XX.
     Saussure estava interessado na função dos elementos linguísticos e não em sua causa. Abaixo segue as famosas dicotomias enunciadas por Saussure:



Língua x Fala
(Langue x Parole)

     Para Saussure a língua se opõe a fala, sendo que a língua é coletiva e fala individual. A língua é um sistema de signos estruturados, ela é sistemática, enquanto a fala é individual.
    Enquanto a língua é um dado social, a fala é particular. A fala é a forma como um indivíduo utiliza a língua. Os fatos de língua podem ser estudados separadamente dos fatos da fala. Em algumas partes do nosso país as pessoas pronunciam "mulé" ao invés de "mulher", num fato como esse a língua não é alterada, pois la também é usada a forma "mulher", a fala só altera a língua quando a estrutura é alterada. A língua é um sistema organizado enquanto a fala é a forma particular de usas esse sistema.




Sincronia x Diacronia

     Saussure não foi o inventor da linguística, ele estabeleceu um objeto de estudo para ela.
     Antes de Saussure se usava o método histórico comparativo, que Saussure denominou diacronia. Diacronia vem do grego (kronos) que significa tempo. O estudo diacrônico estuda as mudanças que a língua sofreu através do tempo, e o estudo sincrônico é o estudo da língua num determinado tempo.

Exemplo:
As mudanças da palavra "você" :


Vale destacar também as variações populares:


Hoje, com o advento da internet, há a abreviação que fica:

E quando conversamos, acabamos falando:




Esse é um estudo diacrônico da língua.



Já o estudo sincrônico é estático, descritivo.

Exemplo:

     Posso dizer que a palavra você tem 4 letras:


Ou que ela tem 2 sílabas:


Esse é um estudo sincrônico da língua.



Sintagma x Paradigma


     Para Saussure as relações com os elementos linguísticos são estabelecidas em dois domínios distintos: um eixo de seleção (paradigmático), e um eixo de combinação (sintagmático). Os signos sendo alinhados um após o outro formam uma relação chamada sintagmática, sintagma no grego quer dizer coisa posta em ordem. A relação baseada nos elementos que são combinados se chama paradigmática, paradigma vem do grego paradéigma que quer dizer modelo, exemplo. A dicotomia paradigma x sintagma está no domínio da língua e não da fala, isso porque pertence ao sistema estruturado, enquanto a fala é a realização desse sistema pelo ato individual. Tantos as relações paradigmáticas quando as sintagmáticas ocorrem em todos os níveis da língua: o dos sons, o dos morfemas e o das palavras.



Significante x Significado



     Signo segundo Saussure é a junção de um significante com o significado. A língua não é uma mera nomenclatura, mas sim a relação de uma imagem acústica com um conceito, isto é, um significante e um significado, que juntos formam um signo. Um signo ganha valor em sua relação com outros signos. A semiologia é a ciência dos signos gerais, enquanto a linguística é a ciência dos signos verbais.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário