"A linguística é o estudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. "Científico" opõe-se a "prescritivo". No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico de estudo: como o objeto desta ciência constitui uma atividade humana, é a grande tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para determinar determinado comportamento."
André Martinet
A linguística estuda a língua em si, em seu uso. Ela não vê a língua como certo ou errado, ela vê como adequação ou inadequação, saber usar uma forma de falar para tipo de situação. Por exemplo, não falamos com nossos pais da mesma maneira que falamos com nossos amigos, ou com nossos professores, usamos diferentes maneiras, e é extremamente importante saber adequar a língua nas diversas situações.
Há também as variantes linguísticas
O fundador desta ciência foi Ferdinand de Saussure, um linguista suiço, cujas contribuições em muito auxiliaram para o caráter autônomo adquirido por sua área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário